Plataforma | Configurações de segurança de login do aluno
Nesse artigo você aprenderá a configurar a segurança no login
Essa configuração surgiu para potencializar suas opções de segurança no uso da Plataforma LMS da Mobiliza.
Acessando a aba Segurança na página Ajustes você encontrará as seguintes possibilidades de configuração:
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Configuração da senha de acesso;
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Período para expirar senha de acesso;
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Período para expirar sessão na plataforma.
Abaixo explicaremos um pouquinho de cada uma dessas possibilidades:
Configuração da senha de acesso
A criação de senha já possui um padrão que contém os seguintes critérios: mínimo oito caracteres e uso de letras e números. Nessa configuração, você poderá aumentar a quantidade desses critérios, ou seja, seus colaboradores que acessam a plataforma precisarão criar senhas obedecendo critérios adicionais, sendo eles:
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Letras maiúsculas e minúsculas
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Caracteres especiais, como #@$%
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Números
Sendo assim, ao ativar esse novos critérios, você garante que seus colaboradores estão criando senhas mais fortes e difíceis de serem descobertas.

Período para expirar senha de acesso
Atualmente na Plataforma LMS da Mobiliza, uma vez que você se cadastrou e criou sua senha não tem mais a obrigatoriedade de alterar. Ou seja, você só muda a senha se quiser.
Com essa configuração, você poderá ativar um período para que expire a senha dos seus usuários. Ao ativar, você pode configurar o período em dias e assim seus usuários serão notificados tanto na plataforma quanto por e-mail quando será necessário a redefinição de senha.
Caso expire o prazo e o usuário não tenha feito a nova senha, ele não conseguirá entrar na plataforma até redefinir a senha. É uma configuração que auxilia na boa prática de redefinição de senha periódica para aumento de segurança na conta de seus usuários.
Observação: Recomendamos que o período configurado seja superior a 15 dias para que não afete tanto o engajamento e experiência dos seus usuários.

Período para expirar sessão na Plataforma
Outro aspecto que também auxilia no aumento de segurança é o tempo que a ferramenta está aberta, mas o usuário está inativo. Um exemplo disso é quando um usuário logou na plataforma e por algum motivo saiu da frente do computador e foi fazer outra coisa. Como a plataforma está logada, alguém poderia acessá-la com má intenção e prejudicar sua experiência de aprendizado.
Nessa configuração, você pode definir um período onde o usuário será deslogado automaticamente após a inatividade dele. Sendo assim, se você configurou 2 horas, quer dizer que após 2 horas de inatividade do usuário na plataforma ele será deslogado e ele precisará fazer login novamente para acessar a ferramenta.
Caso surja alguma dúvida, basta nos chamar no chat ou enviar um e-mail para meajuda@mobiliza.com.br 🧡