Nesse artigo você conhecerá um pouco mais sobre as configurações da gamificação.
Esta funcionalidade está disponível para os clientes que adquiriram o módulo Gamificação
Visando impulsionar o envolvimento dos alunos e promover ações e campanhas internas, desenvolvemos a funcionalidade de gamificação. Essa solução permite que as atividades realizadas pelos alunos na plataforma gerem pontuações, incentivando sua participação e interação. Com ela, você poderá definir:
- Regras para cada ação e pontos que os alunos possuirão;
- Dar um nome para a moeda/pontuação;
- Configurar uma mensagem sobre a ação de gamificação;
- Segmentar e gerir rankings de acordo com filtros
- Acompanhar e editar o extrato de pontos dos alunos.
1. Configurando a gamificação
No ambiente administrativo, devemos acessar o menu Gamificação > Configurações e aqui é possível definir as seguintes opções:
- Nome da moeda - Por exemplo, aqui na Mobiliza chamamos de MobiCoin;
- Upload da imagem da moeda (opcional) - Possível subir uma imagem da moeda. Essa imagem será exibida na tela do aluno.
- Gamificação ativa - Para habilitar/desabilitar a contagem de pontos. Só contamos pontos enquanto ela estiver ligada.
- Gamificação visível na área do aluno - Para definir se o extrato, ranking e o total de moedas será exibido para os alunos. Caso fique desativada, não aparecerá na área do aluno, apenas no ambiente administrativo.
- Ranking geral visível no ambiente do aluno - Esta opção permite que os alunos vejam não somente os rankings segmentados, mas também o ranking geral de todos os alunos.
- Mensagem para os colaboradores - Espaço disponível para digitar algo relacionado a campanha de gamificação. Aqui na Mobiliza, por exemplo, anunciamos o prêmio que os dois colaboradores mais bem colocados ganham.
2. Definindo as regras
Em seguida, é hora de definir as regras. Cada regra consiste em três campos: segmento, ação e valor de pontuação.
- Segmento: Variável que irá definir a área da Plataforma que irá gerar moedas, a partir de determinada ação do aluno. Há seis tipos de segmento, sendo eles: Acervo, Acesso à conta, Cursos e Trilhas, Mural, Inicialização de Curso ou Trilha, Conclusão de Curso ou Trilha.
Cada um deles possui ações específicas pré-definidas.
Ações (Segmento de Acervo):
- Consumo de conteúdos.
Ações (Segmento de Acesso à conta):
- Dia de acesso à Plataforma;
- Envio de sugestão;
- Adicionar foto ao perfil pela primeira vez.
Ações (Segmento de Cursos e Trilhas):
- Inscrição;
- Inicialização;
- Conclusão de uma etapa da jornada;
- Conclusão total;
- Obtenção de certificado;
- Consumo de material complementar;
- Receber um comentário em um tópico que o aluno criou;
- Receber “gostei” em um comentário;
- Responder uma pesquisa de reação;
Ações (Segmento de Mural):
- Receber um comentário em um tópico que o aluno criou;
- Receber “gostei” em um comentário.
Ações (Segmento de Mural):
- Receber um comentário em um tópico que o aluno criou;
- Receber “gostei” em um comentário.
Ações (Segmento Inicialização de Curso ou Trilha):
- Escolher qual curso ou trilha especificamente dará pontos aos alunos quando eles iniciarem.
Ações (Segmento Conclusão de Curso ou Trilha):
- Escolher qual curso ou trilha especificamente dará pontos aos alunos quando eles concluírem.
Por fim, na última etapa você encontrará duas opções: 'Restaurar o padrão' e 'Salvar'. O primeiro irá retomar a configuração padrão definida pela Plataforma e o segundo irá salvar as configurações e ajustes que você, administrador, tenha realizado.
Caso tenha dúvidas, basta nos acionar através do chat ou mandar um e-mail para meajuda@mobiliza.com.br 🧡