Como gerenciar as Configurações de Segurança de Login
As Configurações de Segurança do Mobiliza LMS permitem que você, administrador, estabeleça regras mais robustas para proteger o acesso dos alunos à plataforma. Com elas, é possível definir a complexidade das senhas, forçar a troca periódica e configurar o tempo de inatividade da sessão, aumentando a proteção contra acessos não autorizados.
Como acessar e configurar as opções de segurança
- No painel administrativo, acesse o menu “Ajustes”.
- Nesta tela, você encontrará a seção “Segurança”, com as seguintes opções para configurar.
1. Configuração da força da senha de acesso Aqui você pode aumentar a complexidade exigida para a criação de novas senhas. Além do padrão, é possível exigir critérios adicionais, como:
- Uso de letras maiúsculas e minúsculas.
- Uso de caracteres especiais (ex: @, #, $, %).
2. Período para expirar a senha de acesso Esta opção força os usuários a redefinirem suas senhas periodicamente.
- Ative a funcionalidade e defina o número de dias para a expiração (recomenda-se um período superior a 15 dias).
- Ative a funcionalidade e defina o tempo em minutos para a expiração da sessão.
Dúvidas Frequentes (FAQ)
- As novas regras de senha se aplicam a senhas já existentes? [Caixa de Cuidado - Vermelho Fraco] Não. As novas regras de complexidade e o período de expiração se aplicarão apenas quando o usuário for criar uma nova senha ou redefinir uma senha existente. As senhas atuais dos usuários não são afetadas até que eles precisem trocá-las.
- O que acontece quando a senha de um aluno expira? Na próxima vez que o aluno tentar fazer login com a senha expirada, a plataforma o redirecionará automaticamente para o fluxo de redefinição de senha antes de permitir o acesso.
- Qual é um tempo de expiração de sessão seguro e recomendado? [Caixa de Dica - Azul Claro] Um tempo entre 30 e 60 minutos de inatividade é uma prática comum e segura para a maioria das organizações. Ele oferece um bom equilíbrio entre segurança e conveniência para o usuário.
Se encontrar qualquer dificuldade, entre em contato com nosso time de suporte através do chat ou pelo e-mail meajuda@mobiliza.com.br.