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Como gerenciar as Configurações de Segurança de Login

As Configurações de Segurança do Mobiliza LMS permitem que você, administrador, estabeleça regras mais robustas para proteger o acesso dos alunos à plataforma. Com elas, é possível definir a complexidade das senhas, forçar a troca periódica e configurar o tempo de inatividade da sessão, aumentando a proteção contra acessos não autorizados.

Como acessar e configurar as opções de segurança

  1. No painel administrativo, acesse o menu “Ajustes”.
  2. Nesta tela, você encontrará a seção “Segurança”, com as seguintes opções para configurar.

1. Configuração da força da senha de acesso Aqui você pode aumentar a complexidade exigida para a criação de novas senhas. Além do padrão, é possível exigir critérios adicionais, como:

  • Uso de letras maiúsculas e minúsculas.
  • Uso de caracteres especiais (ex: @, #, $, %).

2. Período para expirar a senha de acesso Esta opção força os usuários a redefinirem suas senhas periodicamente.

  • Ative a funcionalidade e defina o número de dias para a expiração (recomenda-se um período superior a 15 dias).
3. Período para expirar a sessão na plataforma Esta configuração desconecta automaticamente um usuário após um determinado tempo de inatividade, evitando que a sessão permaneça aberta em computadores públicos ou compartilhados.
  • Ative a funcionalidade e defina o tempo em minutos para a expiração da sessão.

Dúvidas Frequentes (FAQ)

  • As novas regras de senha se aplicam a senhas já existentes? [Caixa de Cuidado - Vermelho Fraco] Não. As novas regras de complexidade e o período de expiração se aplicarão apenas quando o usuário for criar uma nova senha ou redefinir uma senha existente. As senhas atuais dos usuários não são afetadas até que eles precisem trocá-las.
  • O que acontece quando a senha de um aluno expira? Na próxima vez que o aluno tentar fazer login com a senha expirada, a plataforma o redirecionará automaticamente para o fluxo de redefinição de senha antes de permitir o acesso.
  • Qual é um tempo de expiração de sessão seguro e recomendado? [Caixa de Dica - Azul Claro] Um tempo entre 30 e 60 minutos de inatividade é uma prática comum e segura para a maioria das organizações. Ele oferece um bom equilíbrio entre segurança e conveniência para o usuário.

Se encontrar qualquer dificuldade, entre em contato com nosso time de suporte através do chat ou pelo e-mail meajuda@mobiliza.com.br.