Como definir um prazo para a finalização de cursos
Definir um prazo para a finalização dos cursos é um recurso essencial do Mobiliza LMS para gerenciar treinamentos obrigatórios e garantir o engajamento dos alunos. Com esta funcionalidade, você pode estabelecer uma data de limite para a conclusão, acompanhar o cumprimento dos prazos por meio de relatórios e criar um senso de urgência que estimula o aprendizado.
Como configurar o prazo de finalização
O prazo é configurado na publicação de uma trilha em uma academia.
- No painel administrativo, acesse o menu Academias.
- Localize a academia onde o curso está publicado e clique para Editar.
- Vá para a aba “Cursos”.
- Encontre a trilha ou curso desejado na lista e clique para Editar.
- Na janela de configurações, habilite a opção “Prazo para finalizar”.
- Escolha o marco inicial para a contagem do prazo:
- Data de inscrição: O prazo começa a contar a partir do dia em que o aluno é matriculado no curso.
- Data de inicialização: O prazo começa a contar a partir do dia em que o aluno acessa o conteúdo pela primeira vez.
- Defina o Prazo que o aluno terá para concluir o treinamento.
- Clique em “Salvar”.
A experiência do aluno
- Visualização: No portal do aluno, os cursos com prazo definido aparecem em uma categoria de destaque chamada “Cursos que vão expirar”.
- Notificação: Ao acessar a tela do conteúdo pela primeira vez, será informado ao aluno sobre o prazo para finalização, e ao iniciar o conteúdo, um pop-up surgirá na tela com orientações sobre o acesso ao curso e ele precisará confirmar a ciência para iniciar.
A opção “Data de inicialização” é ideal para cursos de inscrição livre, pois o prazo só começa a valer quando o aluno demonstra interesse e inicia os estudos. A “Data de inscrição” é mais indicada para treinamentos obrigatórios com prazo fixo para todos.
Dúvidas Frequentes (FAQ)
- Onde posso acompanhar os alunos que estão com o prazo atrasado? No Relatório de Cursos, você pode habilitar as colunas “Prazo de término” e “Tempo para finalizar” para visualizar essas informações. O relatório também oferece uma lista de colaboradores atrasados.
- O aluno é bloqueado do curso após o prazo expirar? Não. O aluno não é bloqueado, mas seu status no relatório mudará para “Expirado”. Isso permite que você, como administrador, identifique as pendências e tome as ações necessárias, como entrar em contato com o colaborador ou seu gestor.
- O que acontece se eu alterar o prazo de um curso que já tem alunos matriculados? [Caixa de Observação - Verde] As inscrições já existentes passarão a seguir o novo prazo. A data de início da contagem (inscrição ou inicialização) de cada aluno será mantida, e o novo número de dias será aplicado a partir dela.
Se encontrar qualquer dificuldade, entre em contato com nosso time de suporte através do chat ou pelo e-mail meajuda@mobiliza.com.br.