Como criar e agendar Comunicados Customizados
Os Comunicados Customizados são uma ferramenta de comunicação do Mobiliza LMS para enviar mensagens direcionadas aos seus alunos por meio de diferentes canais. Com eles, você pode criar anúncios, convites ou lembretes e segmentar o público que receberá a mensagem, garantindo que a comunicação seja sempre relevante.
Esta funcionalidade é um módulo adicional da plataforma (Módulo Social). Caso não a encontre em seu ambiente, entre em contato com seu gerente de contas para mais informações.
Como criar um novo Comunicado
- No painel administrativo, acesse o menu “Comunicados”.
- Clique no botão “Criar Comunicado”.
- Defina um Título para sua mensagem.
- Segmente o público: Escolha se o comunicado será enviado para “Todos os colaboradores” (comunicado geral) ou apenas para os membros de uma “Academia específica” (Academias).
- Escolha os canais de envio: Selecione um ou mais canais para sua mensagem.
Canais de envio disponíveis
- E-mail: Envia um e-mail customizável para a caixa de entrada dos alunos que possuem e-mail registrado no LMS. Você pode editar o conteúdo do template diretamente na plataforma.
- Notificação (Push Notification): Envia uma notificação curta que aparece no dispositivo móvel do aluno, ideal para alertas rápidos.
- Modal (Pop-up): Exibe uma janela pop-up para o aluno assim que ele acessa a plataforma. Você pode configurar uma data de expiração para o modal deixar de aparecer.
Salvando, agendando e enviando
Após configurar seu comunicado, você terá as seguintes opções:
- Salvar Rascunho: Salva suas configurações para continuar a edição posteriormente.
- Agendar lançamento: Define uma data e hora futuras para o comunicado ser enviado automaticamente.
- Enviar: Dispara o comunicado para o público selecionado imediatamente.
Uma vez que um comunicado tenha sido enviado, ele não poderá mais ser editado ou excluído, apenas duplicado para um novo envio. Comunicados salvos como rascunho ou agendados podem ser editados ou excluídos antes do envio.
Dúvidas Frequentes (FAQ)
- Posso enviar um comunicado para um grupo de alunos em uma academia? A segmentação padrão é feita por academia. Para uma segmentação mais granular, você pode criar academias específicas para cada público-alvo (ex: "Academia - Apenas Líderes").
- O aluno precisa ter e-mail para receber os comunicados? [Caixa de Dica - Azul Claro] O canal de E-mail, sim. Já os canais de Notificação e Modal não dependem do e-mail e são ótimas alternativas para alcançar colaboradores que acessam a plataforma com login via CPF.
- Posso ver quem visualizou o comunicado? A funcionalidade de comunicados é focada no envio e na segmentação. Para acompanhar a interação detalhada dos alunos com um conteúdo, utilize os murais das academias ou os relatórios de cursos.
Se encontrar qualquer dificuldade, entre em contato com nosso time de suporte através do chat ou pelo e-mail meajuda@mobiliza.com.br.