Como cadastrar um novo aluno manualmente
O cadastro manual de alunos no Mobiliza LMS é o processo para adicionar um único usuário à plataforma. É o método ideal para registros esporádicos, como a admissão de um novo colaborador fora do ciclo de contratações em massa. Para cadastrar múltiplos usuários de uma vez, utilize a funcionalidade de Importação de Alunos.
Como cadastrar um novo aluno
- No painel administrativo, acesse o menu “Alunos”.
- Clique no botão “Adicionar Aluno”, localizado no canto superior direito.
- Um formulário de cadastro será exibido. Preencha as informações do novo colaborador, como Nome, CPF e/ou E-mail.
- Caso você tenha configurado campos adicionais obrigatórios (como Cargo, Setor e Filial) você deve preenchê-los no formulário de cadastro.
- Clique em “Salvar alterações”.
O primeiro acesso do aluno
Como o aluno criará sua primeira senha depende de quais dados foram preenchidos no cadastro.
- Se você cadastrou o aluno com um e-mail: Ele receberá automaticamente um e-mail de boas-vindas com um link para criar sua primeira senha de acesso.
- Se você cadastrou o aluno apenas com CPF: Ele não receberá um e-mail. Para o primeiro acesso, ele deverá ir até a tela de login da plataforma, clicar em “Esqueci minha senha”, informar o CPF e seguir os passos para criar sua senha diretamente na tela.
Após cadastrar o aluno na plataforma, o próximo passo fundamental é vinculá-lo a uma ou mais Academias. O cadastro apenas cria o acesso; o vínculo com a academia é o que dá a ele a permissão para visualizar e se inscrever nos cursos.
Dúvidas Frequentes (FAQ)
- Preciso preencher todos os campos do formulário? Os campos obrigatórios são Nome e pelo menos um identificador único (CPF ou E-mail). No entanto, campos adicionais podem ser adicionados a plataforma e solicitados na hora do cadastro.
- O que acontece se eu tentar cadastrar um CPF ou e-mail que já existe? [Caixa de Observação - Verde] O sistema não permitirá o cadastro, pois o CPF e o e-mail são identificadores únicos para cada usuário. Será exibida uma mensagem de erro informando que o dado já está em uso.
- Posso eu mesmo definir uma senha para o aluno no momento do cadastro? O processo padrão de cadastro manual não inclui a definição de senha pelo administrador. A criação da senha é uma etapa de segurança que deve ser realizada pelo próprio aluno, seja via link no e-mail ou via redefinição na tela de login.
[Caixa de dica - Azul-claro] Caso você possua sistemas integrados de usuário (Azure Directory, GSuite, etc.) informe-se com o seu time de T.I. para cadastros manuais. LMSs com integrações configuradas, podem apresentar falhas ao salvar novos cadastros.
Se encontrar qualquer dificuldade, entre em contato com nosso time de suporte através do chat ou pelo e-mail meajuda@mobiliza.com.br.